sábado, 21 de maio de 2011

Questionamentos importantes feitos por um visitante e seguidor do blog com as devidas respostas

Servirá, com toda certeza, a outras pessoas que possuam as mesmas dúvidas. A seguir como foi feita a resposta na íntegra.

Olá!

Gostaria de agradecer pelo envio de seus fundamentados questionamentos. Eles, juntamente, com as respostas serão de bastante utilidade para as inúmeras pessoas que  passam por esse local. 

Juntos, estamos esclarecendo, ou seja, beneficiando inúmeras pessoas. E, isso me deixa mais feliz ainda. Esse é o verdadeiro sentido desse blog. Interagir os nossos conhecimentos e disseminá-los.

Primeira parte:

Albanita, você acha que, quando eu encontro um livro completo na internet, que é uma cópia fiel ao original de papel, feito em PDF, eu posso citar ele na bibliografia como se eu tivesse consultado o LIVRO ? Sem citar que acessei a internet?Uma vez que aquela é uma cópia fiel do livro original.

Embora seja uma cópia fiel do original, você deverá informar o endereço eletrônico na referência, haja vista que você não teve acesso à publicação impressa. Esta é uma forma de informar ao leitor onde recuperar o documento citado que se encontra disponível na internet.
Lembre-se que muitas vezes nos deparamos com algumas publicações esgotadas e com algumas dificuldades de ter acesso ao original. Daí a importância de informar onde o documento pode ser recuperado, possibilitando uma maior fidedignidade das fontes de informações
citadas, bem como um maior rigor científico ao trabalho do autor.


Segunda parte:


Outra questão, você acha que se uma monografia for feita toda usando acesso a internet, a mesma fica com mérito menor? Digo acesso à internet, de livros que foram digitalizados e ali colocados ou resumidos.

Acredito que não, desde que sejam de fontes de informações confiáveis e reconhecidas na comunidade científica. Pois, diante de tantas
informações disponíveis na internet, faz-se necessário um maior rigor na seleção dessas fontes. Hoje, temos diversos portais que disponibilizam periódicos científicos e livros eletrônicos (exemplo: Portal Periódicos CAPES), os repositórios digitais (exemplo: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, coordenado em nível nacional pelo IBICT), Portal de Domínio Público do MEC, dentre outros.

Atenciosamente,
Albanita