segunda-feira, 30 de maio de 2011

Lombada

LOMBADA – parte da capa do trabalho que
reúne as margens internas das folhas, sejam
elas costuradas, grampeadas, coladas  ou
mantidas juntas de outra maneira.
Vejam em que posição o conteúdo da lombada
deve aparecer.
Dessa forma facilita a leitura do conteúdo da
lombada esteja ele sobre a mesa
ou na estante.
Veja os exemplos abaixo:






Referência da leitura do prefácio de um livro

Vejam como fica esse caso de referência:
Nas referências:
GOERGEN, Pedro. Prefácio. In: DIAS SOBRINHO, José. Dilemas da educação superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.
Na citação no interior do trabalho:
Goergen (2005 apud DIAS SOBRINHO, 2005, p.5)
OU
(GOERGEN, 2005 apud DIAS SOBRINHO, 2005, p.5)

domingo, 29 de maio de 2011

Livros e folhetos

De acordo com a NBR 6029 - Informação e documentação - Livros e folhetos.

Folhetos é definido como:
- publicação não periódica que contém no minímo cinco e no máximo 49 páginas, excluídas as capas.
-recebe Número Internacional Normalizado para Livro(ISBN).


Livro é definido como:
- publicação não periódica que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas.
-recebe Número Internacional Normalizado para Livro(ISBN).


De acordo com a NBR ISO 2108:

O Número Padrão Internacional de Livro (ISBN) é um número que é atribuído ao seu livro.

O Número Padrão Internacional de Livro (ISBN) é reconhecido internacionalmente como o sistema de identificação para a indústria de edição e comércio de livros.

O Sistema ISBN serve como um elemento-chave em sistemas de pedido e inventário para editores, vendedores de livros, bibliotecas e outras organizações.

O uso do ISBN também facilita o gerenciamento de direitos e a monitoração dos dados de venda para a indústria editorial.


Ele deverá ser apresentado, sempre, precedido da sigla ISBN. Veja exemplo logo mais abaixo:

Antes de 1 de janeiro de 2007, era um número formado por dez dígitos.

A partir de 1 de janeiro de 2007 ele passou a apresentar em sua estrutura treze dígitos(estes dígitos são os números arábicos de 0 a 9 somente), compostos dos seguintes elementos(esses elementos devem ser separados por hífen):
 
Exemplo:           ISBN 978-90-70002-34-3


a)elemento de prefixo:                      978
b)elemento de grupo de registro:        90
c)elemento registrante:                 70002 
d)elemento de publicação:                   34
e)dígito de verificação:                          3
Aqui, no Brasil, a biblioteca Nacional é responsável pelo ISBN.
Para atribuirmos o número do ISBN ao nosso livro impresso, eletrônico ou em outros formas de produtos não-impressas, devemos solicitá-lo através do site:

sábado, 28 de maio de 2011

Questionamentos sobre alguns pontos estéticos do trabalho

Aqui, também, estou aproveitando questionamento de um seguidor do blog e sua devida resposta.
Espero que entendam essa particularidade.

Pergunta:

Pergunto sobre a questão estética, se deixar as citações muito perto da margem inferior ou superior fica adequado, ou se fica adequado começar uma citaçao numa página e terminar na outra, e ainda se imagens fica adequado colocar o texto sobre uma folha e a imagem na outra.

Resposta:

As citações podem aparecer próximo as margens superior e inferior. Nenhum problema com relação a essa ocorrência.

Uma citação pode começar numa página e continuar na outra, mas se você puder evitar que isso aconteça fica melhor para o leitor. Quando escrevemos temos que ter como alvo principal o nosso leitor.Mediante essa visão devemos procurar facilitar o máximo a  leitura de nossa produção científica. 

Devemos colocar a imagem e o que se diz sobre ela na mesma folha. Porém, não há problema em continuar a descrição na outra folha.Pelo menos o início deve aparecer na mesma folha em que a figura aparece. 

Atenciosamente,
Albanita

Palavras em inglês - Numeração das notas de rodapé.

Esses itens também serão explicados com base em questionamentos realizados por seguidor do blog e sua devida resposta. Espero que compreendam a explicação através da troca de mensagens realizadas.

Pergunta:

Albanita, existe alguma regra ou bom senso sobre usar termos em ingles na monografia
vendo algumas, vi que palavras em ingles sempre ficam em italico, mas e as palavras que são muito comumente usadas no Brasil, como site, blog, link ?
Devo também colocá-las em itálico TODA vez que utilizar ??
***********************************************************************************************
E outra duvida, aquelas palavras que eu destaco com um numerozinho ao lado da palavra em caixa alta, quando , vou fazer referência no
rodapé, essa numerção é contada de 1 até o fim da monografia, numa sequência só, ou ela zera quando começa outro (capitulo/item), -- será
que consegui me explicar.

Resposta:

Termos em inglês ficam em itálico.

As notas de rodapé zeram quando termina cada parte ou item de um trabalho.Portanto para cada parte ou item corresponde uma numeração única e consecutiva.Não se inicia numeração a cada página.


Vamos supor que na primeira parte, capítulo ou item de seu trabalho possua dez notas de rodapé.Elas serão contadas, evidentemente do número 1 ao 10.

Na segunda parte inicia novamente do número 1 e assim sucessivamente.

Atenciosamente,
Albanita

Seções de um trabalho científico

A explicação sobre as seções de um trabalho científico será exposta, aqui, através de questionamento feito por um seguidor do blog e sua devida resposta. Espero que entendam a explicação sobre esse item através dessa troca de mensagens.

Pergunta:


Outra dúvida, me diga qual é o correto na nomeação dos itens e subitens por exemplo :

I A OPERAÇÃO DE PESQUISA              (com o I em romano e tudo em negrito)
1.1 PESQUISA ANALISE                                 sem negrito
1.1.2 PESQUISA REALIZADA


ou o correto é assim :

1 A OPERAÇÃO DE PESQUISA                   (com 1 arábico tudo em negrito)
1.1 PESQUISA ANALISE                                 sem negrito
1.1.2 PESQUISA REALIZADA


E ainda, nos subtítulos eu posso escrever só com a inicial maiúscula,
ou também é tudo maiúscula , tipo


1.1 Pesquisa Análise


Resposta:

Olá!

De acordo com a NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento escrito - Apresentação:

- são empregados algarismos arábicos na numeração.
O número permanece neutro ou seja ele não recebe os recursos utilizados na denominação do item (negrito, itálico,..................)

- utiliza-se um espaço para separar o número da denominação que você utilizou no item(no interior do trabalho).

- destacam-se gradativamente os títulos dos itens, utilizando os recursos de negrito, itálico, sublinhado, caixa alta e .................

- não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo da seção ou de seu título.

Para a questão ficar mais clara vamos ao exemplo:

No  sumário ficará dessa forma:



1             INTRODUÇÃO
2            
A OPERAÇÃO PESQUISA
2.1         
PESQUISA ANÁLISE
2.1.1       Pesquisa realizada
2.1.1.1
    Pesquisa de campo
2.1.1.1.1 Pesquisa de campo na empresa Tal
3              CONCLUSÃO
               
REFERÊNCIAS
               
ANEXOS
               
APÊNDICES


Recomendo utilizar a forma caixa alta em negrito somente para os itens principais.Vamos a outro exemplo  utilizando a caixa alta e em negrito somente nos itens principais.Vamos lá!



1             
INTRODUÇÃO
2             
REVISÃO DE LITERATURA
2.1          
Aspectos psicológicos relacionados a aparência
2.2          
Origem dos conceitos da beleza do rosto
2.3          
Subjetividade quanto à avaliação da estética do rosto
2.4        
   Análise do perfil facial
2.4.1
        Espessura dos tecidos
2.4.1.1    
Tipos de tecidos
2.4.1.1.1 Tecido filamentoso
2.4.2        Projeção do nariz
3             
PROPOSIÇÃO
4             
MATERIAL E DADOS
4.1          
Material
4.2          
Métodos
5             
RESULTADOS
6             
CONSIDERAÇÕES FINAIS
               
REFERÊNCIAS
               
APÊNDICE
               
ANEXO

Fica melhor para a leitura. Temos um exemplo de sumário no blog.

Observação:Os itens do trabalho quando no interior do trabalho devem aparecer tal qual está no sumário. Com base no sumário acima você colocaria no interior do trabalho da seguinte forma: coloca o número, dá um espaço e começa a escrever o enunciado da mesma forma que no sumário. Vamos ao exemplo:
 
1 INTRODUÇÃO

         SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
SSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

2
REVISÃO DE LITERATURA

         TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT
TTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTTT
 
2.1
Aspectos psicológicos relacionados a aparência


 
Atenciosamente,

domingo, 22 de maio de 2011

Citação de documentos online como fonte de ilustrações

Você seguirá os mesmos caminhos ditados na postagem anterior. Nunca coloquem : Fonte:<site>.

Você deverá colocar: Fonte: (SOUZA, 2011) e referenciar o documento para que o leitor possa saber nas referências de que documento foi retirada aquela fonte.
   

 Forma correta:

                                     
                                                        Quadro 1 – Como aprendemos.

1% através do gosto
1,5% através do tato
3,5%através do olfato
11% através da audição
83% através da visão
                                   Fonte: (TEVES, 2011)




Fonte incorreta - não devemos empregar essa forma abiaxo:

                                                                       
                                                        Quadro 1 – Como aprendemos.

1% através do gosto
1,5% através do tato
3,5%através do olfato
11% através da audição
83% através da visão
                                   Fonte: < siteeeeeeeeeeeee>.

Observação: sei que é anti-didático colocar a forma errada de se fazer algo. Mas nesse caso achei necessário.

Documentos on-line - citação e referência

O que fazer quando queremos citar algum material que consultamos ou conseguimos de forma online?

Vamos supor que você encontre um documento online que contenha autor.Nesse caso você irá citar o último nome do autor seguido do ano e das páginas se tiver.Geralmente os documentos online não possuem páginas.

Exemplo fictício a título de ilustração

Na citação no interior do texto ficaria:
Segundo Souza (2011) "A educação é algo muito complexo"
ou
"A educação é algo muito complexo."(SOUZA, 2011).

Nas referências ficaria:
SOUZA, Bertoldo. A educação no Brasil. Disponível em: <coloca o site>. Acesso em: 22 maio 2011.

Se o documento possuir data é essa data que constará na citação.
Notem que quando o citamos no interior do trabalho não é feita nenhuma colocação sobre o material ser online ou não.O leitor saberá que o mesmo é online quando se reportar para as referências. Lá ele encontrará essa indicação através da indicação do site.O site você terá de colocá-lo entre esses símbolos de menor e maior como exemplificado acima.O ponto você coloca depois do símbolo >
Observem com bastante atenção o exemplo fictício que foi colocado acima.

Documento online sem autoria:

Exemplos fictícios:

No texto ficaria:
"A educação é algo muito complexo." (A EDUCAÇÃO..., 2011)

Nas referências ficaria:
A EDUCAÇÃO no Brasil. Disponível em: <site>. Acesso em: 22 maio de 2011.

Se você for até a postagem sobre como referenciar você encontrará outros exemplos de como referenciar documentos online.

Outros exemplos:
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação. Brasília, 2003. Disponível em: <site>. Acesso em: 22 abr. 2011.

Na citação o documento acima ficará dessa forma: (BRASIL, 2003).

Quando o documento não tiver data colocamos a data do acesso.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA. Índice do analfabetismo no Brasil. Disponível em: <site>. Acesso em: 22 mar. 2011.

Na citação o documento acima ficará dessa forma: (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA, 2011).

Outro detalhe: Os meses ficam abreviados. Você os escreve até a terceira letra e coloca o ponto.Exceção para o mês de maio. O mês de maio é colocado sem abreviação.Note nos exemplos acima essas diferenças com relação ao mês.

Atenciosamente,

Folhas sem título e sem indicativo numérico de um trabalho científico

Os elementos de seu trabalho que ficarão sem título e sem indicativo numérico são os seguintes:

Dedicatória e epígrafe.

Reforçando explicação: Na folha destinada a dedicatória você colocará o texto da dedicatória mas não colocará o nome DEDICATÒRIA como título da folha.
O mesmo acontece com a folha destinada a epígrafe.

Veja exemplos postados anteriormente.

Atenciosamente,

Títulos sem indicativo numérico de um trabalho científico

Os títulos sem indicativo numérico – agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s) devem ser centralizados em sua devida folha. Veja exemplos abaixo:



RESUMO



ANEXO A

sábado, 21 de maio de 2011

Questionamentos importantes feitos por um visitante e seguidor do blog com as devidas respostas

Servirá, com toda certeza, a outras pessoas que possuam as mesmas dúvidas. A seguir como foi feita a resposta na íntegra.

Olá!

Gostaria de agradecer pelo envio de seus fundamentados questionamentos. Eles, juntamente, com as respostas serão de bastante utilidade para as inúmeras pessoas que  passam por esse local. 

Juntos, estamos esclarecendo, ou seja, beneficiando inúmeras pessoas. E, isso me deixa mais feliz ainda. Esse é o verdadeiro sentido desse blog. Interagir os nossos conhecimentos e disseminá-los.

Primeira parte:

Albanita, você acha que, quando eu encontro um livro completo na internet, que é uma cópia fiel ao original de papel, feito em PDF, eu posso citar ele na bibliografia como se eu tivesse consultado o LIVRO ? Sem citar que acessei a internet?Uma vez que aquela é uma cópia fiel do livro original.

Embora seja uma cópia fiel do original, você deverá informar o endereço eletrônico na referência, haja vista que você não teve acesso à publicação impressa. Esta é uma forma de informar ao leitor onde recuperar o documento citado que se encontra disponível na internet.
Lembre-se que muitas vezes nos deparamos com algumas publicações esgotadas e com algumas dificuldades de ter acesso ao original. Daí a importância de informar onde o documento pode ser recuperado, possibilitando uma maior fidedignidade das fontes de informações
citadas, bem como um maior rigor científico ao trabalho do autor.


Segunda parte:


Outra questão, você acha que se uma monografia for feita toda usando acesso a internet, a mesma fica com mérito menor? Digo acesso à internet, de livros que foram digitalizados e ali colocados ou resumidos.

Acredito que não, desde que sejam de fontes de informações confiáveis e reconhecidas na comunidade científica. Pois, diante de tantas
informações disponíveis na internet, faz-se necessário um maior rigor na seleção dessas fontes. Hoje, temos diversos portais que disponibilizam periódicos científicos e livros eletrônicos (exemplo: Portal Periódicos CAPES), os repositórios digitais (exemplo: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, coordenado em nível nacional pelo IBICT), Portal de Domínio Público do MEC, dentre outros.

Atenciosamente,
Albanita

Pergunta sobre tema da pesquisa

Resposta para visitante e seguidora do blog sobre escolha do tema de uma pesquisa.

Você já possui seu tema geral.

Tema geral: Educação.

Necessita delimitar o tema. Você poderá escolher entre os seguintes: educação ambiental, educação de jovens e adultos, educação artística, educação infantil e muitos outros.
Você precisa deixar bem delimitado o que realmente quer pesquisar. Vamos supor que você queria pesquisar sobre a Educação de Jovens e Adultos. Você conseguiu delimitar mais o tema, mas ainda está amplo. Vamos delimitá-lo mais ainda. Aprendizagem na EJA.

1 – Escolha do tema
Tema geral: Educação
Tema específico: Educação de Jovens e Adultos
Tema mais específico: Aprendizagem na Educação de Jovens  Adultos.
Questionamento: saber qual é o nível de aprendizagem da EJA na Escola TAL.

2 – Levantamento do material a ser consultado com base no tema.

3 – Fichamento do material consultado

4 – Montar seu projeto de pesquisa (brevemente, estarei postando sobre projeto de pesquisa ). O projeto é um roteiro de todos os procedimentos de sua pesquisa. Podemos dizer  que é uma espécie de esqueleto de todo trabalho de pesquisa.
No projeto você irá escrever um pouco sobre o assunto com base nas leituras feitas.
Terá que dizer o que você quer saber dentro do seu tema: Qual o nível de aprendizagem na EJA na Escola Tal? Esse seria seu questionamento (como já coloquei acima).

Você terá que escolher uma escola em sua comunidade que possua esse tipo de educação.
Terá que registrar, também, sobre a localização da escola, sua história, quantos alunos possui, quantas salas de aula e por aí.......................................
Você terá que escolher qual a metodologia a ser aplicada para conseguir a resposta para o seu questionamento (entrevista, questionário, .....................).A quantidade de pessoas que irá entrevistar. Se a escola tiver duas salas de aula de EJA. Você poderá escolher cinco alunos de cada sala, duas professoras, a diretora, a coordenadora. Então, nesse caso, você terá o depoimento de  14 pessoas. E, consequentemente saberá qual o nível de aprendizagem da EJA nessa escola com base nesses depoimentos, entrevistas, questionários,...................................
Se a escola só tiver uma sala de aula de EJA você poderá fazer sua pesquisa de campo, somente, com essa sala. Você poderá escolher cinco alunos, a diretora, uma professora................Lembre-se fica a seu critério o que pesquisar e quem irá pesquisar para obter a resposta ao seu questionamento. Mas não é necessário pesquisar todos os alunos da sala.
Sim, você precisa fazer um cronograma.
São muitas informações.

Estrutura do Projeto de Pesquisa
Capa
Folha de rosto
Sumário
Resumo
Justificativa
Objetivo geral
Objetivo específico
Metodologia
Recursos (materiais, humanos, financeiros)
Cronograma
Referências

Espero tê-la atendido. Continuo aberta a colocações que queira realizar.
Lembrando que, futuramente, estarei postando sobre Elaboração de Projetos Científicos de acordo com as normas.

Saiu uma nova edição da Norma sobre Projeto Científico que já estou providenciando.

Atenciosamente,
Albanita 



Passos importantes para realização do trabalho científico

Passos para realizar seu trabalho científico

Escolher o tema.

Reunir material bibliográfico sobre o tema a ser estudado.

Realizar  leitura do material.

Fazer fichamento das aulas ministradas pelo professor, das apostilas, dos livros, enfim de todo material que for lido.

Dar início a construção textual de seu trabalho.

Aplicar as normas da ABNT ao seu trabalho.

Concluir seu trabalho

Fazer ficha catalográfica(o bibliotecário é o profissional que elabora essa ficha - procure-o nas bibliotecas da universidade a que pertence).

Apresentar seu trabalho à banca examinadora e obter sua nota.

Fazer os ajustes que à banca tenha sugerido.

Concluir mais uma vez seu trabalho dessa vez com as alterações sugeridas.

Preparar e organizar a quantidade de cópias exigidas pela Coordenação do Curso.

Colocar uma capa.Veja com à Coordenação do Curso ou com o professor quantas cópias serão necessárias.

Entregar as cópias de seu TCC à coordenação do curso.

E, com pouco tempo seu trabalho estará disponível à pesquisa de toda à comunidade.

Atenciosamente,