segunda-feira, 2 de julho de 2012

Resumos técnicos de trabalhos científicos

SEVERINO, Antônio Joaquim.Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

O resumo em questão consiste na apresentação concisa do conteúdo de um trabalho de cunho científico [...] e tem a finalidade específica de passar ao leitor uma idéia completa do teor do documento analisado, fornecendo, além dos dados bibliográficos do documento, todas as informações necessárias para que o leitor/pesquisador possa fazer uma primeira avaliação do texto analisado e dar-se conta de suas eventuais contribuições, justificando a consulta do texto integral.


Abaixo algumas colocações minhas sobre o assunto:

Notem que as palavras-chave aparecem logo abaixo do resumo. São palavras importantes  que refletem o teor de todo o seu trabalho científico e através das quais o leitor/pesquisador poderá buscar e recuperar seu trabalho para estudo e pesquisa do mesmo.Note que elas aparecem separadas por ponto.

Importante:
O resumo consta somente de um parágrafo único sem desvio nenhum no início.Coloco essa observação, mas o exemplo diz muito mais do que as palavras.
O resumo dos trabalhos científicos é do tipo informativo pois informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, dispensar a consulta ao original.Dessa forma facilita aos futuros leitores e pesquisadores de seu trabalho identificar através da leitura de seu resumo se, realmente, é necessário realizar a leitura do seu trabalho para o novo trabalho que os mesmos tem em mente.
E deverá ter de 150 a 500 palavras - essa é a quantidade de palavras estipuladas pela norma NBR 6028 para resumos de trabalhos acadêmicos(teses, dissertações e outros) e relatórios técnicos científicos.
No interior do seu trabalho científico você colocará o resumo(exemplo) dessa forma:



RESUMO

Este trabalho apresenta algumas experiências e sugestões de como trabalhar a fotografia na sala de aula. Inicialmente fala sobre Educação e Tecnologia, ressaltando que as inovações tecnológicas foram absorvidas de certa forma pelo sistema educacional e que a fotografia como uma das inovações tecnológicas revela-se como um dos recursos didáticos pedagógicos de bastante eficácia. O resgate histórico da fotografia mostra sua evolução através dos tempos e ainda não é possível celebrar seu fim diante de tantas inovações tecnológicas. O estudo revelou que é possível trabalhar de forma concreta com a fotografia ou gravura. São recursos pedagógicos baratos e úteis. Oferecendo diversas maneiras de exploração desde que acompanhada de proposta pedagógica consistente que valorize o recurso na sua essência, além de facilitar o aprendizado através da percepção visual, ela é um objeto fácil de encontrar e estar ao alcance dos alunos de todos os segmentos sociais.

Palavras – chave: Educação tecnológica. Fotografia. Ensino-aprendizagem.


Agora se você for enviá-lo para aprovação de seu trabalho em algum evento você enviará com a devida referência no início.Vamos ver o mesmo exemplo acima com a sua devida referência na parte superior do resumo.

OLIVEIRA, Albanita Lins de Oliveira.O uso da fotografia em sala de aula. 2012. Monografia (Especialização em Educação) - Universidade Federal do rio Grande do Norte, Natal,RN, 2012.


RESUMO

Este trabalho apresenta algumas experiências e sugestões de como trabalhar a fotografia na sala de aula. Inicialmente fala sobre Educação e Tecnologia, ressaltando que as inovações tecnológicas foram absorvidas de certa forma pelo sistema educacional e que a fotografia como uma das inovações tecnológicas revela-se como um dos recursos didáticos pedagógicos de bastante eficácia. O resgate histórico da fotografia mostra sua evolução através dos tempos e ainda não é possível celebrar seu fim diante de tantas inovações tecnológicas. O estudo revelou que é possível trabalhar de forma concreta com a fotografia ou gravura. São recursos pedagógicos baratos e úteis. Oferecendo diversas maneiras de exploração desde que acompanhada de proposta pedagógica consistente que valorize o recurso na sua essência, além de facilitar o aprendizado através da percepção visual, ela é um objeto fácil de encontrar e estar ao alcance dos alunos de todos os segmentos sociais.

Palavras – chave: Educação tecnológica. Fotografia. Ensino-aprendizagem.

Espero ter deixado claro a questão resumo, mas mesmo assim a próxima postagem versará ainda sobre o assunto de acordo com a NBR 6028.