segunda-feira, 2 de julho de 2012

Resumos técnicos de trabalhos científicos

SEVERINO, Antônio Joaquim.Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

O resumo em questão consiste na apresentação concisa do conteúdo de um trabalho de cunho científico [...] e tem a finalidade específica de passar ao leitor uma idéia completa do teor do documento analisado, fornecendo, além dos dados bibliográficos do documento, todas as informações necessárias para que o leitor/pesquisador possa fazer uma primeira avaliação do texto analisado e dar-se conta de suas eventuais contribuições, justificando a consulta do texto integral.


Abaixo algumas colocações minhas sobre o assunto:

Notem que as palavras-chave aparecem logo abaixo do resumo. São palavras importantes  que refletem o teor de todo o seu trabalho científico e através das quais o leitor/pesquisador poderá buscar e recuperar seu trabalho para estudo e pesquisa do mesmo.Note que elas aparecem separadas por ponto.

Importante:
O resumo consta somente de um parágrafo único sem desvio nenhum no início.Coloco essa observação, mas o exemplo diz muito mais do que as palavras.
O resumo dos trabalhos científicos é do tipo informativo pois informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, dispensar a consulta ao original.Dessa forma facilita aos futuros leitores e pesquisadores de seu trabalho identificar através da leitura de seu resumo se, realmente, é necessário realizar a leitura do seu trabalho para o novo trabalho que os mesmos tem em mente.
E deverá ter de 150 a 500 palavras - essa é a quantidade de palavras estipuladas pela norma NBR 6028 para resumos de trabalhos acadêmicos(teses, dissertações e outros) e relatórios técnicos científicos.
No interior do seu trabalho científico você colocará o resumo(exemplo) dessa forma:



RESUMO

Este trabalho apresenta algumas experiências e sugestões de como trabalhar a fotografia na sala de aula. Inicialmente fala sobre Educação e Tecnologia, ressaltando que as inovações tecnológicas foram absorvidas de certa forma pelo sistema educacional e que a fotografia como uma das inovações tecnológicas revela-se como um dos recursos didáticos pedagógicos de bastante eficácia. O resgate histórico da fotografia mostra sua evolução através dos tempos e ainda não é possível celebrar seu fim diante de tantas inovações tecnológicas. O estudo revelou que é possível trabalhar de forma concreta com a fotografia ou gravura. São recursos pedagógicos baratos e úteis. Oferecendo diversas maneiras de exploração desde que acompanhada de proposta pedagógica consistente que valorize o recurso na sua essência, além de facilitar o aprendizado através da percepção visual, ela é um objeto fácil de encontrar e estar ao alcance dos alunos de todos os segmentos sociais.

Palavras – chave: Educação tecnológica. Fotografia. Ensino-aprendizagem.


Agora se você for enviá-lo para aprovação de seu trabalho em algum evento você enviará com a devida referência no início.Vamos ver o mesmo exemplo acima com a sua devida referência na parte superior do resumo.

OLIVEIRA, Albanita Lins de Oliveira.O uso da fotografia em sala de aula. 2012. Monografia (Especialização em Educação) - Universidade Federal do rio Grande do Norte, Natal,RN, 2012.


RESUMO

Este trabalho apresenta algumas experiências e sugestões de como trabalhar a fotografia na sala de aula. Inicialmente fala sobre Educação e Tecnologia, ressaltando que as inovações tecnológicas foram absorvidas de certa forma pelo sistema educacional e que a fotografia como uma das inovações tecnológicas revela-se como um dos recursos didáticos pedagógicos de bastante eficácia. O resgate histórico da fotografia mostra sua evolução através dos tempos e ainda não é possível celebrar seu fim diante de tantas inovações tecnológicas. O estudo revelou que é possível trabalhar de forma concreta com a fotografia ou gravura. São recursos pedagógicos baratos e úteis. Oferecendo diversas maneiras de exploração desde que acompanhada de proposta pedagógica consistente que valorize o recurso na sua essência, além de facilitar o aprendizado através da percepção visual, ela é um objeto fácil de encontrar e estar ao alcance dos alunos de todos os segmentos sociais.

Palavras – chave: Educação tecnológica. Fotografia. Ensino-aprendizagem.

Espero ter deixado claro a questão resumo, mas mesmo assim a próxima postagem versará ainda sobre o assunto de acordo com a NBR 6028.

4 comentários:

  1. Olá,Albanita!

    Parabéns pelo blog!!Realmente ele é muito útil,principalmente para quem está começando um trabalho científico.

    Abraço!
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paulo! Você teceu comentários reais sobre esse blog.Ele é meu, seu e nosso.Nessa vida, devemos somar e trocar conhecimentos, constantemente, para caminharmos mais leve sabendo que fomos úteis para outras pessoas. Um abraço!

      Excluir
  2. valeu mesmo ...ajuda na hora de fazermos um artigo, por exemplo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Assis! Obrigada! Fico feliz sabendo que esse blog foi útil, para você, através dos conhecimentos e diretrizes que possui.Ele foi criado com o objetivo de ajudar da maneira mais clara possível a todos que estão envolvidos com trabalhos científicos.Um abraço!

      Excluir