Citações diretas até três linhas:
As citações diretas, no texto de até três linhas, devem ser contidas entre aspas duplas.
As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Veremos exemplo logo mais.
As supressões devem ser indicadas dessa forma: [...]
Sobrenome do autor fora dos parênteses aparecerá em caixa baixa.
Sobrenome do autor dentro dos parênteses aparecerá em caixa alta.
Observem com muita atenção os exemplos abaixo:
Um autor dentro dos parênteses – caixa alta.
“Não se mova, faça de conta que está morta.“(CLARAC, 1985, p.72)”.
Dois autores dentro dos parênteses – caixa alta.
“Não se mova, faça de conta que está morta.”(CLARAC; BONNIN, 1985, p.72).
Nesse exemplo a obra foi escrita por dois autores e notem que eles aparecem no interior dos parênteses separados por ponto e vírgula.
Três autores no interior dos parênteses – caixa alta
“Não se mova, faça de conta que está morta.”(CLARAC; MABUTH; BONNIN, 1985, p.72).
Havendo mais de três autores você poderá optar pela indicação do primeiro autor, seguido da expressão latina et al. ou se for indispensável poderá citar todos os autores. Nesse caso você terá duas opções para indicar. Vejam:
Exemplo: “Não se mova, faça de conta que está morta.”(SILVA; SOUZA; OLIVEIRA; LOPES, 1985, p.72)
ou
Exemplo: “Não se mova, faça de conta que está morta.”(SILVA et al., 1985, p.72). Notem que deverá aparecer a expressão et al. com o ponto. Não esqueçam do ponto do et al.
Agora veja a construção de citações com os autores fora dos parênteses.
Um autor fora dos parênteses - caixa baixa.
Barbour (1971, p.35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos [...]”
Dois autores fora dos parênteses - caixa baixa.
Clarac e Bonnin (1985, p.72) dizem “Não se mova, faça de conta que está morta”.
Notem aqui que os autores estão fora dos parênteses e aparecem na citação unida pela letra e e não pelo ponto e vírgula.
Três autores fora dos parênteses - caixa baixa.
Clarac, Mabuth e Bonnin (1985, p.72) dizem “Não se mova, faça de conta que está morta”.
Agora observem essa citação abaixo e note que além das aspas duplas que limitam a citação temos também a presença das aspas simples (especificação já falada logo no início dessa postagem). Bem, em algumas leituras você poderá se interessar por uma citação de um autor que apresenta em seu interior uma palavra ou algumas palavras entre aspas duplas. Então nesse caso você constrói sua citação com as aspas duplas no início e final e transforma as aspas duplas que o autor coloca no meio da citação que lhe interessa em aspas simples. Veja no exemplo abaixo:
Segundo Sá (1995, p.27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conservação’ que abrange tão extensa e significativa parte de nossa existência cotidiana [...]”
A expressão arte de conservação aparece na obra entre aspas duplas, mas na construção de sua citação você transformará essas aspas duplas em simples. São detalhes que não devemos esquecer.
Notem que ao longo das citações que vimos nessa postagem aparecem algumas com o símbolo [...](supressões) que, utilizamos quando suprimimos algo de uma citação. Observem que esse símbolo apareceu em algumas das citações acima. Ele é utilizado quando queremos suprimir uma parte do que o autor disse em uma frase, em um parágrafo.
Citações com mais de três linhas
Citações com mais de três linhas
Citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com letra menor(pela prática de trabalho que vivencio as pessoas escolhem a fonte 11 para essas citações).
Reforçando:
As citações diretas com mais de três linhas seguem as seguintes especificações:
São construídas com recuo de 4cm;
Fonte 11;
Sem itálico;
Sem negrito;
Sem aspas;
Com espaço simples.
Autores com o mesmo sobrenome:
Vamos supor que você ao fazer sua pesquisa encontrou dois livros de autores que possuem o mesmo sobrenome - nesse momento surge a dúvida como citá-lo. Veja abaixo como ficará uma citação desse tipo.
(BARBOSA, C., 1958, p.56) ou Segundo Barbosa, C. (1958, p.56)
(BARBOSA, O., 1959, p.57) ou Segundo Barbosa, O. (1959, p.57)
Vamos mais além, ou seja, você leu duas obras de autores que terminam com o mesmo sobrenome e o primeiro nome possui a mesma inicial. Nesse caso veja como fica.
(BARBOSA, Cássio, 1965, p.45) ou Segundo Barbosa, Cássio (1965, p 45)
(BARBOSA, Celso, 1985, p.78) ou Segundo Barbosa, Celso (1985, p. 78)
Outro caso interessante é quando pesquisamos obras de um mesmo ano de um mesmo autor.
Utilizamos letras minúsculas do alfabeto logo após o ano. Vejam exemplos:
(PIAGET, 1980a, p.7) Segundo Piaget (1980a, p.7)
(PIAGET, 1980b, p.10) Conforme Piaget (1980b, p.9)
(PIAGET, 1980c, p.8) De acordo com Piaget (1980c, p.95)
Citação de documentos que possuem como autoria uma entidade responsável.
Exemplos:
Exemplos:
" O desafio aqui é grande já que as novas estratégias organizacionais da empresas visam à identificação do trabalhador com os objetivos das mesmas." (CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES, 1995, p.31).
"No período 95-99, na área de Informática, a UFRN deu um verdadeiro salto qualitativo e quantitativo." (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, 1999, p.109).
"[...] conhecer as expectativas do cliente final; e conhecer a política histórica de sua empresa." (INSTITUTO HERBERT LEVY, 1997, p.9).
"Comunidade tem que poder ser intercambiada em qualquer circunstâncias, sem quaisquer restrições estatais, [...] dos outros Estados-membros."(COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPÈIAS, 1992, p.34).
Notem que os documentos com autoria de entidades exigem que coloquemos as entidades nas citações em caixa alta e por extenso. E, isso acontecerá todas as vezes que você precisar fazer qualquer citação desse tipo de documento. Explicando de uma forma mais clara. Você não poderá utilizar a sigla da entidade em uma citação.
Coloquei as entidades em cor diferente para que vocês gravem esse caso em suas mentes com mais rapidez.
Como normalizadora, costumo receber trabalhos que chegam as minhas mãos com esse tipo de citação, geralmente, da seguinte forma: a primeira citação que aparece no trabalho aparece em caixa alta e por extenso, mas nas que se seguem os autores costumam colocar a sigla. E, precisam, evidentemente, corrigi-las. Mas isso não acontecerá com vocês.
Observação: A norma versa que quando você apresenta uma sigla pela primeira vez no corpo de seu trabalho você a colocará por extenso e nas vezes seguintes você colocará, apenas, a sigla. Mas, lembrem-se, essa regra não se aplicam as citações. Não esqueçam disso
Coloquei as entidades em cor diferente para que vocês gravem esse caso em suas mentes com mais rapidez.
Como normalizadora, costumo receber trabalhos que chegam as minhas mãos com esse tipo de citação, geralmente, da seguinte forma: a primeira citação que aparece no trabalho aparece em caixa alta e por extenso, mas nas que se seguem os autores costumam colocar a sigla. E, precisam, evidentemente, corrigi-las. Mas isso não acontecerá com vocês.
Observação: A norma versa que quando você apresenta uma sigla pela primeira vez no corpo de seu trabalho você a colocará por extenso e nas vezes seguintes você colocará, apenas, a sigla. Mas, lembrem-se, essa regra não se aplicam as citações. Não esqueçam disso
Citação de documentos de autoria de um governo (federal, estadual ou municipal)
Nesse caso você menciona o nome geográfico correspondente àquela jurisdição, seguida da data e página(s).
Veja exemplo:
"O mecanismo proposto para viabilizar esta concepção é o chamado contrato de Gestão." (BRASIL, 1995, p.6)
"Macau é a cidade do sal." (RIO GRANDE DO NORTE, 2011, p.8)
"A cidade do sol é muito agradável." (NATAL, 2011, p.4
Citações - casos de obras sem indicação de autoria ou responsabilidade.
Nesse caso a citação é feita com a primeira palavra do título em caixa alta seguido de reticências.
Observem com atenção os exemplos abaixo:
Nesse caso, para facilitar um melhor entendimento, resolvi colocar o primeiro exemplo da citação, juntamente, com a referência do documento.
Citação
"As IES implementarão mecanismos democráticos, legítimos e transparentes de avaliação sistemática das suas atividades, levando em conta seus objetivos institucionais e seus compromissos para com a sociedade."(ANTEPROJETO..., 1987, p.35).
Referência
Na lista de referência ficaria assim:
ANTEPROJETO de lei. Estudos e Debates, Brasília,DF, n.13, p.51-60, jan. 1987.
(Essa é uma referência de uma revista - já temos uma postagem sobre como referenciar seus documentos).Depois vá até lá e veja como referenciar diversos tipos de documentos.
Notem que o documento que entra pelo título apresenta na citação a primeira palavra em caixa alta seguida das reticências e que esse tipo de documento também é referenciado com a primeira palavra em caixa alta e que a continuação do título aparece em caixa normal.
Outro exemplo de citação sem autoria:
"No que se refere à avaliação externa das universidades, considera-se que, no caso das instituições públicas, o elemento preponderante num processo de avaliação externa é o seu compromisso com a sociedade que as mantém." (PROPOSTA..., 1996, p.52).
Observação: se o título iniciar com artigo (definido ou indefinido), ou monossílabo, estes devem ser incluídos na indicação da fonte. Explicando de uma forma mais clara: eles aparecerão também em caixa alta. Vejam abaixo:
"Em Nova Londrina(PR) as crianças são levadas às lavouras a partir dos 5 anos." (NOS CANAVIAIS..., 1995, p.12).
"As plantas são importantes para o paisagismo."(A FLOR..., 2010, p.6).
Espero que esse tipo de citação tenha ficado claro
O material abaixo é de uma postagem anterior.Fiz alguns ajustes, visando reforçar, mais ainda, nossos conhecimentos de uma forma mais consistente sobre citações diretas(que já estudamos até agora em suas especificidades) e citações indiretas.
1 As citações podem ser diretas ou indiretas
1.1 Citações diretas:
1.1.1 As citações diretas, no texto, de até três linhas
1.1.2 As citações diretas, no texto, com mais de três linhas
1.2 Citações indiretas:
Vamos definir cada uma delas:
1.1.1 As citações diretas, no texto, de até três linhas.
Como você já sabe, nesse caso, você coloca as palavras que o próprio autor colocou no livro que você leu. Por esse motivo devem aparecer entre aspas duplas com a mesma fonte do texto (12).As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
Como você já sabe, nesse caso, você coloca as palavras que o próprio autor colocou no livro que você leu. Por esse motivo devem aparecer entre aspas duplas com a mesma fonte do texto (12).As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.
Exemplos:
Barbour (1971, p.35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos[...] ativos [...]”
“Não se mova, faça de conta que está morta” (CLARAC; BONINI, 1985, p.72) .
Barbour (1971, p.35) descreve: “O estudo da morfologia dos terrenos[...] ativos [...]”
“Não se mova, faça de conta que está morta” (CLARAC; BONINI, 1985, p.72) .
Segundo Sá (1995, p.27): “[...] por meio da mesma ‘arte de conversação’ que abrange tão extensa e significativa parte da nossa existência cotidiana[...]”
Segundo Baptista e Barreira(1997, p.173), “[...] o processo de escolha da carreira, permanecem durante a sociedade do aluno de enfermagem[...]”
1.1.2 As citações diretas, no texto, com mais de três linhas.
Nesse outro caso você coloca, também, as palavras que o próprio autor colocou no livro que você leu.Como esse tipo de citação possui mais de três linhas devemos: destacá-las com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado(recomendo fonte 11), espaço simples e sem as aspas.
Nesse outro caso você coloca, também, as palavras que o próprio autor colocou no livro que você leu.Como esse tipo de citação possui mais de três linhas devemos: destacá-las com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado(recomendo fonte 11), espaço simples e sem as aspas.
Exemplo:
A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p.181).
ou
Segundo Nichols (1993, p.181):
A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão.
Como vocês observaram, acima, há duas formas de colocarmos a citação do autor de uma citação longa.
Podemos colocá-las antes ou depois.
Você notará que condição é melhor a medida que estiver escrevendo.
Lembrando sempre que se colocarmos a citação do autor antes não devemos repeti-la depois.
1.2 As citações indiretas:
As citações indiretas são reproduçoes de idéias do autor, sem que ocorra transcrição literal das palavras do mesmo.Não necessita de aspas.Aqui você leu o autor e coloca com suas palavras a idéia do mesmo.Então como você nota, nesse caso, colocamos o nome do autor seguido apenas do ano entre parênteses.Observe que não colocamos as páginas.
Exemplo: .
Segundo Guinchat (1994), os documentos podem diferenciar de acordo com as características intelectuais e físicas. As primeiras permitem definir o seu valor, o seu interesse e o público a que se destina.
Observação importante: geralmente os documentos on-line não são paginados. Então você realizará as citacões diretas desses documentos on-line com as especificidades que vocês já conhecem tais como: aspas duplas, fonte igual a do texto se a citação tiver até três linas e desvio de 4 cm, fonte menor e sem aspas. Na citação constará apenas o sobrenome do autor seguido apenas pelo ano.Nesse caso não aparecerá a(s) página(s).
Quem estiver lendo notará que você fez uma citação direta, mas que não consta a página.O leitor notará que o documento é on-line quando se dirigir as referências de seu trabalho e é lá que estará indicado que o documento é on-line.Maiores esclarecimentos sobre referências de documentos on-line consultem postagem anterior intitulada como referenciar.
Exemplo:
No texto:
"A educação brasileira está se desenvolvendo com muita qualidade."(SILVA, 2010).
Nas referências:
SILVA, F. Educação no Brasil. Natal: Cortez, 2010. Disponível em: <aqui colocamos o site com esses sinais de menor e maior antes e depois>. Acesso em: 4 ago. 2011.
Detalhe importante:
Nós colocamos o mês de forma abreviada. Consideramos as três primeiras letras do mês seguida de um ponto.Exceção para o mês de maio que fica por inteiro.
Exemplo:
SILVA, F. Educação no Brasil. Natal: Cortez, 2010. Disponível em: <aqui colocamos o site com esses sinais de menor e maior antes e depois>. Acesso em: 4 maio 2011.
Exemplo:
No texto:
"A educação brasileira está se desenvolvendo com muita qualidade."(SILVA, 2010).
Nas referências:
SILVA, F. Educação no Brasil. Natal: Cortez, 2010. Disponível em: <aqui colocamos o site com esses sinais de menor e maior antes e depois>. Acesso em: 4 ago. 2011.
Detalhe importante:
Nós colocamos o mês de forma abreviada. Consideramos as três primeiras letras do mês seguida de um ponto.Exceção para o mês de maio que fica por inteiro.
Exemplo:
SILVA, F. Educação no Brasil. Natal: Cortez, 2010. Disponível em: <aqui colocamos o site com esses sinais de menor e maior antes e depois>. Acesso em: 4 maio 2011.
Citações indiretas
Como vocês já sabem a citação indireta é aquela na qual o texto é baseado na obra do autor consultado. São também denominadas de citações livres. Você reproduz idéia(s) do autor com suas próprias palavras procurando ser fiel ao texto que consultou. Sabemos também que ao fazermos a citação indireta da obra colocamos apenas o autor e o ano. Não utilizamos as páginas. As páginas são utilizadas apenas nas citações diretas.
Vamos agora ao novo item sobre as citações indiretas:
As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula.
Vejam:
(DREYFUSS, 1989, 1991, 1995)
(CRUZ; CORREA; COSTA, 1998, 1999, 2000)
Já as citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separados por ponto e vírgula, em ordem alfabética.
Exemplo:
Diversos autores salientam a importância do acontecimento desencadeador no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).
Observem que os autores foram colocados em ordem alfabética(grifei em vermelho visando fixação das especificidades.