sábado, 21 de maio de 2011

Pergunta sobre tema da pesquisa

Resposta para visitante e seguidora do blog sobre escolha do tema de uma pesquisa.

Você já possui seu tema geral.

Tema geral: Educação.

Necessita delimitar o tema. Você poderá escolher entre os seguintes: educação ambiental, educação de jovens e adultos, educação artística, educação infantil e muitos outros.
Você precisa deixar bem delimitado o que realmente quer pesquisar. Vamos supor que você queria pesquisar sobre a Educação de Jovens e Adultos. Você conseguiu delimitar mais o tema, mas ainda está amplo. Vamos delimitá-lo mais ainda. Aprendizagem na EJA.

1 – Escolha do tema
Tema geral: Educação
Tema específico: Educação de Jovens e Adultos
Tema mais específico: Aprendizagem na Educação de Jovens  Adultos.
Questionamento: saber qual é o nível de aprendizagem da EJA na Escola TAL.

2 – Levantamento do material a ser consultado com base no tema.

3 – Fichamento do material consultado

4 – Montar seu projeto de pesquisa (brevemente, estarei postando sobre projeto de pesquisa ). O projeto é um roteiro de todos os procedimentos de sua pesquisa. Podemos dizer  que é uma espécie de esqueleto de todo trabalho de pesquisa.
No projeto você irá escrever um pouco sobre o assunto com base nas leituras feitas.
Terá que dizer o que você quer saber dentro do seu tema: Qual o nível de aprendizagem na EJA na Escola Tal? Esse seria seu questionamento (como já coloquei acima).

Você terá que escolher uma escola em sua comunidade que possua esse tipo de educação.
Terá que registrar, também, sobre a localização da escola, sua história, quantos alunos possui, quantas salas de aula e por aí.......................................
Você terá que escolher qual a metodologia a ser aplicada para conseguir a resposta para o seu questionamento (entrevista, questionário, .....................).A quantidade de pessoas que irá entrevistar. Se a escola tiver duas salas de aula de EJA. Você poderá escolher cinco alunos de cada sala, duas professoras, a diretora, a coordenadora. Então, nesse caso, você terá o depoimento de  14 pessoas. E, consequentemente saberá qual o nível de aprendizagem da EJA nessa escola com base nesses depoimentos, entrevistas, questionários,...................................
Se a escola só tiver uma sala de aula de EJA você poderá fazer sua pesquisa de campo, somente, com essa sala. Você poderá escolher cinco alunos, a diretora, uma professora................Lembre-se fica a seu critério o que pesquisar e quem irá pesquisar para obter a resposta ao seu questionamento. Mas não é necessário pesquisar todos os alunos da sala.
Sim, você precisa fazer um cronograma.
São muitas informações.

Estrutura do Projeto de Pesquisa
Capa
Folha de rosto
Sumário
Resumo
Justificativa
Objetivo geral
Objetivo específico
Metodologia
Recursos (materiais, humanos, financeiros)
Cronograma
Referências

Espero tê-la atendido. Continuo aberta a colocações que queira realizar.
Lembrando que, futuramente, estarei postando sobre Elaboração de Projetos Científicos de acordo com as normas.

Saiu uma nova edição da Norma sobre Projeto Científico que já estou providenciando.

Atenciosamente,
Albanita