sábado, 21 de maio de 2011

Escolha do tema de sua pesquisa

As postagens inicias desse blog versam sobre as normas que você deve seguir ao construir o seu trabalho.Por exemplo: como fazer uma citação, que espaço utilizar, como referenciar os documentos, como fazer uma tabela e outras.Isso que, estou citando, aqui, vocês encontrarão nas postagens anteriores. Vamos dizer que as normas são frias. Já estão prontas. Enfim, são leis que você deve seguir ao construir o seu trabalho.

Bem, você poderia me perguntar, para que serve mesmo esse blog?Eu estou com um resumo das normas, uma porção de exemplos e daí.Eu quero é saber como começar o meu trabalho, como desenvolvê-lo, que assunto irei abordar e muitos outros questionamentos que surgem nesse momento.

O assunto você terá que escolher. Aconselho que, escolha um assunto que lhe fascina.É muito melhor  trabalhar sobre algo que gostamos.Fica mais leve.Você terá mais disposição para a pesquisa, leitura e escrita do assunto.E, realmente, a tarefa não é fácil. Mas, você conseguirá fazer pois junto a sua vontade, estará a ajuda dos professores, dos amigos, da família e de muita leitura, pesquisa e escrita. Seu trabalho será orientado por um professor.Ele fará várias correções ao longo do percurso de criação e, muitas vezes você ficará zangado, cansado pois terá que construir e reconstruir várias vezes trechos de seu trabalho.E, esses percalços fará com que o seu trabalho fique cada vez melhor. E, no final, você estará, provavelmente, cansado, exausto, porém estará, também,  mais feliz e realizado.

Foi para ajudá-lo nessa tarefa preciosa que, sugeri a leitura da obra de Severino referenciado logo mais abaixo. Espero que seja de grande valia para todos.
Com uma leitura cuidadosa e minunciosa dessa obra você terá mais esclarecimentos de como fazer esse percurso em direção a criação do seu trabalho.


SEVERINO, Antônio Joaquim.Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.